Publicidade
Ministério do Trabalho atualiza regras e os valores do seguro-desemprego para 2026
Por Jornalismo
Publicado em 13/01/2026 08:26 • Atualizado 13/01/2026 08:26
Geral
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério do Trabalho atualizou as regras e os valores do seguro-desemprego para 2026. Quem tem direito ao benefício vai receber, no mínimo, R$ 1.621, que é o valor do salário mínimo. Esse valor é usado quando, no cálculo, o benefício ficaria abaixo disso.

O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média dos salários dos três meses antes da demissão. Quem tinha salário médio mais alto também tem um limite: o valor máximo do benefício em 2026 é de R$ 3.703,99.

Têm direito ao seguro-desemprego os trabalhadores com carteira assinada que foram demitidos sem justa causa, inclusive empregados domésticos.

Não pode receber quem já tem outro benefício trabalhista, quem está recebendo aposentadoria ou outro benefício da Previdência (com exceção de pensão por morte e auxílio-acidente) ou quem conseguir outro emprego com carteira assinada durante o período do benefício.

A quantidade de parcelas depende do tempo trabalhado: quem trabalhou pelo menos 6 meses recebe 3 parcelas; com 12 meses, recebe 4 parcelas; e com 24 meses ou mais, recebe 5 parcelas.

O pedido pode ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo site gov.br ou pessoalmente nas unidades do trabalho, com agendamento pelo telefone 158. Para solicitar, é preciso apresentar o documento do seguro-desemprego entregue pela empresa na demissão e o CPF.

 

*com informações de G1

Comentários