A Anvisa proibiu a venda, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé.
A decisão faz parte da Resolução 32/2026, publicada nesta quarta-feira, dia 7, e vale apenas para lotes específicos dos produtos.
A medida foi tomada por causa do risco de contaminação por uma toxina chamada cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.
Se consumido, o alimento contaminado pode causar vômitos fortes, diarreia e sonolência excessiva, além de deixar a criança lenta e com dificuldade para reagir.
A ação é preventiva. A própria Nestlé avisou a Anvisa e começou a recolher os produtos no Brasil e em outros países.
A toxina foi encontrada em produtos feitos em uma fábrica na Holanda, ligada a um ingrediente fornecido por uma empresa terceirizada. Por isso, o recolhimento foi feito em vários países.
No Brasil, apenas alguns lotes dessas marcas estão sendo recolhidos. Os outros produtos não foram afetados.
Pais e responsáveis devem verificar o número do lote no rótulo da fórmula infantil.
Se o lote estiver na lista de recolhimento, o produto não deve ser usado nem oferecido à criança.
Para troca ou devolução, é preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Nestlé, pelo telefone ou e-mail informados na embalagem.
Se a criança apresentar vômitos, diarreia ou muito sono depois de consumir o produto, é importante procurar atendimento médico e informar qual alimento foi consumido, levando a embalagem, se possível.
Confira abaixo os lotes que devem ser recolhidos:
*com informações de Anvisa

