Publicidade
Caixa começa a pagar saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário
Por Jornalismo
Publicado em 29/12/2025 09:57 • Atualizado 29/12/2025 09:58
Geral
foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (29), os valores do FGTS que estavam bloqueados para trabalhadores que escolheram o saque-aniversário e foram demitidos ou tiveram o contrato suspenso entre janeiro de 2020 e dezembro de 2025.

A liberação foi autorizada pelo governo federal por meio de uma medida provisória. Ao todo, cerca de R$ 7,8 bilhões serão pagos para aproximadamente 14 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.

Como será o pagamento
O pagamento será feito em duas partes. Na primeira etapa, a partir de 29 de dezembro, o trabalhador pode receber até R$ 1.800, conforme o saldo disponível na conta do FGTS. Na segunda etapa, a partir de 2 de fevereiro de 2026, será pago o restante do valor, de forma escalonada, até 12 de fevereiro.

Crédito automático
O dinheiro será depositado automaticamente, sem necessidade de solicitação. Quem tem conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS receberá o valor direto no banco. A maioria dos trabalhadores já possui conta cadastrada.

Quem não tem conta informada poderá sacar o valor em lotéricas, caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui ou agências da Caixa, usando o Cartão Cidadão e a senha.

Quem não pode sacar
Não poderão sacar os valores usados como garantia em empréstimos do saque-aniversário ou contas com bloqueio judicial, como em casos de pensão alimentícia.

Quem tem direito
Tem direito ao saque o trabalhador que optou pelo saque-aniversário, foi demitido ou teve o contrato suspenso no período informado e possui saldo no FGTS.

Como consultar
A consulta pode ser feita pelo aplicativo FGTS, pelo telefone 0800 726 0207 ou nas agências da Caixa.

O saque-aniversário permite retirar uma parte do FGTS todo ano, no mês do aniversário, mas impede o saque total em caso de demissão. A mudança para o saque tradicional pode ser solicitada, mas só passa a valer após 25 meses.

 

 

**informações Agência Brasil 

Comentários